quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Música nacional.

O que aconteceu com a música nacional?
As bandas e cantores brasileiros ou são escutados apenas por 'velhos', ou nem podem ser considerados artistas.
Alguns fazem sucesso em só algumas partes do Brasil, como a cantora Ivete Sangalo, que só aparece pro país inteiro no Carnaval.
Tem os sertanejos universitários, mas eu não gosto de sertanejo e não vejo nada de inovador nesse tal 'universitário', é o velho sertanejo, com um ritmo mais jovem e às vezes instrumentos como a guitarra. Grande coisa.
Há algum tempo apareceu o 'emo'. Surgiram bandas como Fresno, Nx Zero, Hevo84, por aí. Teve a maior polêmica, roqueiros dizendo que o emo sujava a imagem do rock e coisa e tal. Mas pelo menos era pop rock novo. O que escutávamos antes disso? (não é uma pergunta retórica, eu não sei mesmo a resposta). Tudo bem que, como uma moda, a maioria dos fãs estava mais interessada nas roupinhas pretas e nos 'gatinhos da banda', mas não acho que a música seja realmente ruim, com algumas exceções, claro.
Muito de vez em quando, ouço falar de nomes conhecidos, Pitty, Cpm22, Skank e Capital Inicial. Mas só os fãs têm notícias de verdade deles, porque andam bem sumidos.
E a moda 'colorida' é um completo lixo. A 'emo' pelo menos tocava um pop rock legalzinho com letras bonitinhas (ou não). Mas o que tem de bom em Restart, Cine, Hori?
As roupas coloridas não fazem da música melhor menos pior. A voz cantada pelo nariz e o refrão melequento, pelo amor de 'D'eus! Sem falar que Cine e Hori estão desaparecidos (ainda bem!) e o Fiuk em breve vai tentar carreira solo. Isso é um sinal de que essa moda esquisita está perto do fim? Espero que seja.
Agora falando de música boa, muitas vezes vejo propagandas no orkut de bandas novas, muito bacanas, mas que se restringem ao youtube, no máximo vão para um festival super underground na cidade em que os integrantes moram.
Sobraram os que não existem mais, como Legião Urbana, os que quase nenhum adolescente escuta, como Ana Carolina e Kid Abelha, e os que são tão ruins que eu não sei como existe alguém que goste, como Zezé di Camargo e Luciano ou Calypso.
Que horror, ein? '-'
Das atuais eu só escuto Fresno e Hateen, e muito raramente, porque curto poucas músicas.
Outras como Capital Inicial não contam porque já existem há muito tempo, estou falando de novas mesmo.

3 comentários:

Unknown disse...

Oi, Ana

Eu escuto pitty, capital inicial Ana carolina *-*
São bandas legal´s

Ana Carolina é tão gostoso de ouvir >,,<
p.s. eu odeio coloridos, são pessimos

Victor Rodrigues disse...

chitãozinho e xororó é baum de mais da conta so JJJJJJJ
se é bom eu não sei, mas eles tem o meu respeito, acho que o único sertanejo que tem JJ

Monizia disse...

Nacional acho que só escuto mesmo bandas antigas como Legião e Cazuza '-'