domingo, 14 de novembro de 2010

Pronúncia das letras "e" e "o"

Talvez essa postagem seja um pouco orgulhosa, ou mesmo furiosa. RUM u_u
Para quem insiste que a única pronúncia correta é a fechada:
Não estou querendo arrumar confusão com as pessoas que pronunciam de forma diferente, e sim com quem diz que é errado falar "é".

Fiz uma pesquisa, na internet e nos dicionários daqui de casa, o que encontrei:
-
De acordo com o dicionário Michaelis http://michaelis.uol.com.br/ :
-
(é) sm Quinta letra e segunda vogal do alfabeto português.
-
(ó) sm 1 Décima quarta letra e quarta vogal do alfabeto português.
-
De acordo com o  Priberam http://www.priberam.pt/DLPO :
-
e (é)
s. m.
1.Quinta letra do alfabeto português
Plural: és ou ee.
-
O (ó)
s. m.
1. Décima quarta letra do alfabeto da língua portuguesa (ou décima quinta, se incluídos o K, W e Y)
-
De acordo com o Houaiss daqui de casa:
-
é
Nome da letra “e”
-
ó
Nome da letra “o”
-
De acordo com o Gama Kury daqui de casa
-
é
Nome da letra “e”
-
ó ou ô
Nome da letra “o”
-
De acordo com o Aurélio daqui de casa
-
e (é ou ê)
A 5ª letra do nosso alfabeto.
-
É
A letra “e”
-
o (ó)
A 14ª letra do nosso alfabeto.
-
Ó
A letra “o”
-
Conclusões:
O Michaelis, o Priberam e o Houaiss admitem apenas a pronúncia "é" e a pronúncia "ó", o Gama Kury admite apenas a pronúncia "é", e as pronúncias "ó" e "ô", o Aurélio admite tanto "é" quanto "ê", mas dá clara preferência à pronúncia aberta, e apenas "ó".

P.S. "mimimimimi, o correto é 'ê' e 'ô', porque não têm acento agudo": o mesmo vale para 'é' e 'ó', porque não tem acento circunflexo!

11 comentários:

Hérica disse...

Estava pesquisando a pronuncia quando encontrei seu blog. Obrigada por me ajudar e parabéns por ressaltar.

Hérica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
asdfghjkl disse...

Concordo plenamente, acho muito estranho quando falam "Ê e Ô" e em relação ao "ti" tb, falam "thi".

Glorinha disse...

A pronúncia certa da vogal E é E aberto.E (fechado) é conj. coordenativa aditiva.Acento agudo, leva a letra E quando se refere ao verbo Ser. Já pensou, se fosse E fechado? Diríamos estranhamente certas palavras: Ela, bela, magrela,e etc. Com a letra O seria a mesma coisa:bola, cola, concordo e por aí vai. Parem de assassinar a língua portuguesa, que como o nome diz, é portuguesa e os portugueses falam E com o som aberto.

Anônimo disse...

As vogais, conforme dizem as boas gramáticas, devem ser pronunciadas de forma aberta. Mas eles não dizem, por exemplo: - a resposta certa ê a da opção ê.
Outros dizem, até ditos renomados jornalistas: o cô-piloto... Os bons dicionários destacam entre parêntesis o O quando fechado. Se não houver essa indicação o O tem pronúncia aberta.
Querem porque querem inovar! Agora surgiu o tal mais que dobrou e outros mais que.
O que é que há!? Pensei que fosse coisa de gente que faz prova na OAB; mas não é (ou mais não ê?). Há outra vertente pelo meio.

Anônimo disse...

Legal mas já prestaram atenção em todas as pronuncias de todas as vogais que não sejam a silaba tônica? Leiam tudo que esta escrito nesta pagina prestando atenção ao som natural das vogais. Todas elas tem o som fechado a não ser que sejam tonicas e acentuadas com agudo!

Anônimo disse...

O anônimo,ao dizer que a letra "e" só é aberta em sílaba tônica,acertou. Entretanto,quando disse que o "e" só é aberto quando leva acento agudo, errou feio.Não existe regra que o diga.Além disso,o "e" sem acento agudo soa aberto em numerosos vocábulos,como terra,ela,bela,serra,esta,essa,esta,aquela,lerdo,etc.Será que ele pronuncia "êla"?

Anônimo disse...

O anônimo, ao dizer que a letra "e" só é aberta em sílaba tônica,acertou. Entretanto, quando disse que o "e" só é aberto quando leva acento agudo, errou feio. Não existe regra que o diga. Além disso, o "e" sem acento agudo soa aberto em numerosos vocábulos,como terra, ela, bela, serra, esta, essa, aquela, lerdo, etc. Será que ele pronuncia "êla"?

Anônimo disse...

O anônimo, ao dizer que a letra "e" só é aberta em sílaba tônica, acertou. Entretanto, quando disse que o "e" só é aberto quando leva acento agudo, errou feio. Não existe regra que o diga. Além disso, o "e" sem acento agudo soa aberto em numerosos vocábulos,como terra, ela, bela, serra, esta, essa, aquela, lerdo, etc. Será que ele pronuncia "êla"?

Anônimo disse...

O anônimo, ao dizer que a letra "e" só é aberta em sílaba tônica, acertou. Entretanto, quando disse que o "e" só é aberto quando leva acento agudo, errou feio. Não existe regra que o diga. Além disso, o "e" sem acento agudo soa aberto em numerosos vocábulos, como terra, ela, bela, serra, esta, essa, aquela, lerdo, etc. Será que ele pronuncia "êla"?

Anônimo disse...

Vamos lá!
O nome da segunda vogal e quita letra do alfabeto português é pronunciado aberto : "É". Isso não quer dizer que em todos os vocábulos temos que pronunciá-la aberta. Ex.: ELE = pronome (ÊLÊ)
ELE = nome da letra (ÉLÉ)
CORRETO (É)- CORREÇÃO (Ê)
Em algumas o (é) é aberto, em outras é fechado. Mas aqui tratamos da letra ou vogal isolada. Como todas as letras a vogal/letra (É) recebe NOME, e nome não se muda; pela Academia Brasileira de Letras esta vogal/letra (É) pronunciada aberta. Repare que ninguém assiste à tevê Ê, e sim à tevê É. Ninguém nunca comprou uma lâmpada gê Ê, e sim uma lâmpada
gê É. Você já foi ao IBGÊ? Mas eu já fui ao IBGÉ. A gravadora é RGÉ.
Aquele tribunal é TRÉ.
O banco é BNDÉS. O pessoal que cuida de estrada trabalha no DNÉR.
Ocorre, sim, mudança no timbre da sílaba quando esta é considerada "SÍLABA BREVE": O É vira I. E isso é acadêmico, e usado diariamente pela população EX.: "VÊ SE ME ESQUECE". O que se ouve é "VÊ SI MI ISQUECI" - MENTIRA! vira MINTIRA. É ou não é assim?
O mesmo ocorre com a letra (Ó).
A pronúncia do NOME da vogal e da letra é ABERTA. Ex.: LISTAS ÓESP,
ÓAB - A, É, I, Ó, Urca! (Título de programa da Globo) "OK", "SOS", "OVNI". Muda também o timbre da sílaba quando esta é considerada "SÍLABA BREVE" .
O locutor de chamadas da Globo anuncia: DUMINGÂO DO FAUSTÃO!
Não é? Outras: SÁBADU, DUMINGO, BURRACHA, CUADOR (coador)...
Não confunda erro de pronúncia com sotaque. A galera do norte e nordeste quase sempre usa o Ó e o É abertos: CÒRAÇÃO, DÒLENTI, SÈRVIÇU, PÈDAL... Isso sim é sotaque! Já o paulistano é vítima do italianismo.
É tão distorcida sua pronúncia que, as vezes, torna-se até inexplicável. Ex.: ESPAGUÉTI, CAMINHONÉTI, CHACRÉTI e, sem explicação CAPELÊTI, CASSETÊTI...(por quê?)
Aprender a falar o mais corretamente possível, e só me refiro à fala, depende muito mais do lugar onde crescemos ouvindo os mais velhos, do que livro de estudo linguístico. Em São Paulo, milhares de pessoas dizem:
"DE SÁBADO EU NÃO TRABALHO" "LÁ EM CASA EU TENHO UMA BINA" "HOJE VOU NO CINEMA ou VOU NA IGREJA"
"QUER QUE EU FAÇO PRA VOÇÊ?" Porque cresceram ouvindo estas e outras aberrações (típicas de Sampa) sendo ditas pelos mais velhos.
Ora, assim aprenderam e as tomam como certas.
Na minha casa eu cresci ouvindo: "AOS SÁBADOS EU NÃO TRABALHO" ou "SÁBADO EU NÃO TRABALHO"
"LÁ EM CASA EU TENHO UM BINA" (B.I.N.A.)(bina é sigla totalmente masculina - ("o terminal "B" "I"dentifica o "N"úmero de "A")
"HOJE VOU AO CINEMA ou VOU À IGREJA"
"QUER QUE EU FAÇA PRA VOÇÊ?"
(sou paulistano, mas meus pais não)
Existem dicionários que trazem duas pronúncias para as letras e vogais É e Ó. (é ou ê) (ó ou ô) Realmente. Mas eles deveriam ser um pouco mais didáticos, e explicar que o NOME das letras e das vogais são abertas mas o NOME da conjução (ê) e do artigo (ô) são fechados. Veja que em momento nenhum, o dicionarista autoriza a pronunciar as letras/vogais de forma indiscriminada, isso ou aquilo.
Os dicionários não podem ser contrários à Academia. Isso seria uma confusão para o consulente. Melhor, pra nós paulistanos, seria recorrer a livros de correções relativas a pronúncia de palavras.
Meus conterrâneos erram tentando explicar que sem acento o É vira Ê.
Regra que não encontra apoio em livro nenhum. Aliás, na nossa cidade, a maioria pronuncia RELÊ, quando este vocábulo traz acento agudo.
Por que pronunciar fechado?
Palavras pronunciadas com vogais fechadas,
que deveriam ser pronunciadas abertas:
CAPELETE
CASSETETE
BOFETE
BADEJO (É)
CERVO
SERVO
DOLO
SUOR
HERMETO
RELÉ (ESSA TEM ACENTO AGUDO)

Acho que essa explicação trazer curiosidade.
Abraços.