segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Postagem pra dar fome sobre Anápolis

Novamente, eu não morri.
Eu queria postar com mais frequência, mas até mesmo quando eu tenho tempo me dá uma preguiça danada, ou eu arrumo outra coisa pra fazer.
Não sei o que acontece LOL
-
Mas então, essa postagem é sobre a viagem que fiz pra Anápolis, minha cidade natal, em Goiás.
Lá estava bem fresquinho, e é verão. Eu vestia calça pra sair de casa, e de noite eu também levava uma blusinha de manga, e dentro de casa também era bem fresquinho, nem precisava de ar condicionado. Em comparação aqui em Cuiabá tá um calor do capeta (não me diga).
E é claro que eu matei a saudade da comida.
Acho que Anápolis deveria ser local para turismo gastronômico kkkk
-
A minha mãe contrabandeou trouxe de lá um pacote de rosquinhas de cerveja da padaria (contrariando minhas expectativas, não consegui achar uma foto que fosse dessa bendita rosquinha. Ela é comprida, torcida como uma trança, durinha e tem um monte de açúcar cristal grudado) e um pacote café Rancheiro em pó (mas sobre isso eu nem ligo porque não gosto de café).
Eu me empanturrei de biscoito de queijo, pão de queijo e enroladinho de queijo.
O biscoito de queijo daqui de Cuiabá é esquisito e tem um formato de pão de queijo amassado. Não que seja ruim, é só que é muito diferente do de Goiás, que normalmente tem formato de rosquinha com um furo no meio e é uma delícia (alguns são mais durinhos, daqueles que derretem na boca, enquanto outros são mais macios, como uma versão não puxenta do pão de queijo).
-
O caso do enroladinho de queijo é mais sério.
O problema é que ninguém aqui em Cuiabá faz ideia do que seja enroladinho de queijo.
Eu explico, enroladinho de queijo é a coisa mais gostosa do mundo.
Eu nunca encontrei em nenhuma padaria daqui enroladinho de queijo pra comprar. Normalmente os vendedores me olham e perguntam "enroladinho de queijo?????" fazendo uma cara de WTF. Eles imaginam um enroladinho de salsicha só que com queijo, o que seria uma coisa horrível, com a massa fina e meio dura, e um queijo seco.
Enroladinho de queijo é um pãozinho macio e delicioso recheado com um queijo sempre gostoso, mesmo que já esteja frio. Tem vezes que tem queijo ralado por fora, tem vezes que tem coco ralado, tem vezes que tem ele tem aquele negócio molhadinho doce e com coco ralado que põem nas roscas, e tem vezes que não tem nada. Todos são gostosos. LOL
Não consigo compreender como é que não vendem essa delícia aqui!
-
Eu também comi queijo de trança. Esse eu já achei em Cuiabá. Já comi alguns gostosos, outros eram muito duros e salgados, mas até os gostosos não se comparam com o de Anápolis. Eles desfiam (sempre é mais legal desfiar o queijo antes de comer rss) e mesmo assim são macios e gostosinhos.
E pamonha.
Eu não tomei caldo porque toda vez que eu ia na pamonharia eu queria comer pamonha. Não que eu não goste de caldo, eu adoro, mas é que eu tinha que matar a saudade da pamonha, e aqui em Cuiabá já tem uma pamonharia que vende um caldo de milho muito gostoso.
A minha pamonha preferida é a de sal. Mas eu acho que ela deve ser mais difícil de fazer, porque normalmente as de doce aqui de Cuiabá são macias e gostosas (não tanto quando as de Goiás) enquanto as de sal são duras e puro sabugo. Felizmente, as de Anápolis eram todas perfeitas.

Um comentário:

Rhosanna disse...

Bem interessante , mas cade as receitas??? Ficara mais completo, nao e mesmo?

Forte abraço e muuuuuito sucesso

Brasilia